Make your own free website on Tripod.com
Lar dos Gatos

Home
Noticias
Introdução
Os Ancestrais dos Gatos
Os Primeiros Gatos
Domesticação
Dicas
Escolhendo um Gato
Instinto Selvagem
Raça e Carater
Gatos e Crianças
Os Sentidos
Higiene e Cuidados
Curiosidades
Características
Acasalamento e Filhotes
Cores e Pelos
Cronicas, Poemas e Histórias
Homenagem
Fotos
Nomes de Gatinhos e Gatinhas
Contate-me
Links

Os Ancestrais dos Gatos

barragato.gif


Seu animalzinho caseiro pertence à grande familia dos felideos, os maiores caçadores dentre os carnivoros terrestres. Matadores peritos, especialistas na busca, captura e esterminio de herbivoros, suas origens devem ser buscadas no longinquo Periodo Cretaceo tardio, 65 milhões de anos atras.
Os mamiferos que assistiram à extinção dos dinossauros eram pequenos, narigudos e insentívoros. Segundo supões os estudiosos, deviam ser parecidos com alguns de seus atuais descendentes, como o solenodonte. Outros tronaram-se pacificos vegetarianos.
Um terceiro grupo de mamiferos, o dos creodontes, desenvolveu um gosto especial por alimentar-se de seus parentes insentivoros e herbivoros.
Os mais antigos mamiferos carnivoros eram os creodontes. Tinham corpo comprido, pernas curtas e garras. Em suas poderosas mandibulas havia 44 dentes: 33 molares, tres incisivos, um canino e sete moedores.
O cerebro dos creodontes era pouco desenvolvido. O mesmo ocorria com suas presas, mas, conquanto não fossem caçadores eficientes, conseguiriam sobreviver.
A partir dos creodontes, evoluiram alguns grandes como os leoes. Mas, no fim do Eoceno, há 60 milhoes de anos, os descententes dos creodontes começaram a desaparecer. Todos eles estariam extintos por volta do inicio da epoca pliocena, 12 milhoes de anos atras.
Antes que a familia dos creodontes desaparecesse, um de seus primeiros ramos transformara-se no novo e importante grupo dos miacideos. Destes, imaginava-se, derivaram-se todos os carnivoros terrestres atuais.
O grupo dos miacenos era composto por animais pequenos que viviam em florestas, tinham um cerebro maior que os creodontes e cerca de quarenta dentes.Quatro dos dentes laterais (os chamados carniceiros) especializaram-se em cortar carne, com uma aresta afiada e um entalhe que prendia a carne contra a aresta. A concorrencia dos creodontes com os miacideos, mais inteligentes e eficientes, pela comida escassa pode Ter sido um dos principais fatores responsaveis pelo desaparecimento dos primeiros.





gato48.jpg