Make your own free website on Tripod.com
Lar dos Gatos

Home
Noticias
Introdução
Os Ancestrais dos Gatos
Os Primeiros Gatos
Domesticação
Dicas
Escolhendo um Gato
Instinto Selvagem
Raça e Carater
Gatos e Crianças
Os Sentidos
Higiene e Cuidados
Curiosidades
Características
Acasalamento e Filhotes
Cores e Pelos
Cronicas, Poemas e Histórias
Homenagem
Fotos
Nomes de Gatinhos e Gatinhas
Contate-me
Links

Raça e Carater

Embora seja certo que alguns aspectos fundamentais do carácter podem ser descritos em função da raça, não o é menos que cada gato é, acima de tudo, um indivíduo...
Um gato de rua que vive nos bairros de lata e um siamês dos mais elegantes salões...às vezes as diferenças entre as raças não são tão evidentes e frequentemente são fruto de uma selecção efectuada pelo Homem.
O comportamento de um gato está condicionado pela raça, pela idade e pelo sexo; por isso, dois gatos, embora sejam da mesma raça e nascidos dos mesmos pais, raras vezes sofrem as mesmas influências externas. As variações individuais são, portanto, consideráveis. Alguém que possua gatos diferentes, de tipo europeu, por exemplo, não pode deixar de notar as diferenças existentes entre eles. Um terá mais tendência do que os outros, outro será mais ávido com a comida e assim sucessivamente. Para a maioria das pessoas, um gato é apenas um gato e até o mais ardoroso aficionado de gatos pode surpreender-se quantas raças de gato existem pelo mundo , todas oficialmente reconhecidas com vistas a exposições.
Os gatos de pedigree dividem-se em dois tipos distintos, definindo-se pela conformação geral e pela estrutura óssea. O primeiro tipo é, basicamente curto e entroncado, de aparência robusta e ossatura forte, cabeça grande e redonda, corpo, pescoço e pernas curtos, orelhas pequenas e olhos grandes e redondos. O segundo tipo é mais leve, longo e flexível, de cabeça mais comprida e estreita, orelhas largas e olhos amendoados.

É legítimo, como se faz habitualmente, falar de raças de Gatos? o termo, às vezes não é totalmente apropriado. Na maior parte dos casos, estas raças não são mais do que o resultado de uma selecção levada a cabo pelos criadores. O Homem interveio trabalhando nas características principais - a corpulência do animal, a natureza do pelo e a cor da pelagem - obtendo assim muitíssimas variedades. às vezes uma raça reconhece-se só com base numa única característica especial. Por isso, é arriscado atribuir comportamentos particulares às raças que apresentam entre elas apenas pequenas diferenças.
Por outro lado, e sobretudo, é preciso considerar que o comportamento de um animal depende de factores tanto inatos como adquiridos. O problema do inato e do adquirido sempre esteve no centro das discussões entre etólogos.
O inato é a parte hereditária do comportamento, aquela que é trazida pelos cromossomas, pelos genes e,portanto, característica própria da raça. O adquirido corresponde, pelo contrário, à parte do comportamento que é condicionado por factores externos, tudo quanto é devido ao ambiente, à experiência, à educação (inculcada pelos pais ou pelos donos), à imitação ...

gato44.jpg