Make your own free website on Tripod.com
Lar dos Gatos

Home
Noticias
Introdução
Os Ancestrais dos Gatos
Os Primeiros Gatos
Domesticação
Dicas
Escolhendo um Gato
Instinto Selvagem
Raça e Carater
Gatos e Crianças
Os Sentidos
Higiene e Cuidados
Curiosidades
Características
Acasalamento e Filhotes
Cores e Pelos
Cronicas, Poemas e Histórias
Homenagem
Fotos
Nomes de Gatinhos e Gatinhas
Contate-me
Links

Curiosidades

O Mito das Sete vidas

Costuma-se dizer que os gatos tem sete vidas. Embora materialmente impossivel, será que isso não significa que eles são mais apegados à vida do que os outros animais? Essa crença pode Ter surgido quando se notou que os gatos conseguem suportar praticamente todo tipo de acidente, maus tratos e doenças. Como o sete sempre foi um numero cabalistico, é possivel, então que tal crendice tenha sugido por causa do clima de mistério e magia que constantemente envolveu os gatos. A impressão que se tem, as vezes, de que os gatos levam uma vida envolta em magia e encantamento, em comparação com a vida de outros animais, deve-se mais a seus reflexos e a seu estraordinario equilibrio do que a algum poder sobrenatural.


A Idade do Gato

Não existe uma forma absolutamente precisa de estabelecer uma equivalencia entre os periodos de vida dos gatos e dos humanos. A difundida regra de multiplicar a idade do animal por sete, por exemplo não dá resultados satisfatorios. A tabela de equivalencia de idades que tem demonstrado ser a mais precisa seria mais ou menos assim:

Gato ----------- Homem
1 ano ---------- 16 anos
2 anos ---------- 24 anos
3 anos ---------- 28 anos
4 anos ---------- 32 anos
8 anos ---------- 48 anos
12 anos ---------- 64 anos
15 anos ---------- 76 anos
20 anos ----------- 96 anos

O Ronronado do gato

Os humanos interpretam essa peculiaridade dos gatos como uma demonstraçao de prazer; será que isso é verdade? O ronronado não é um som produzido pela laringe. Muitos cientistas acham que é causado pela vibraçao do sangue numa grande veiia da cavidade toracica. Quando esta atravessa o diafragma, a contraçao dos musculos ao arquear as costas, por exemplo comprime o fluxo sanguineo e o som de seus batimentos é amplificado pelos bronquios e pela laringe.
Os filhotes recem nascidos são cegos, não tem olfato e sua audição esta pouco desenvolvida. Entao eles são estimulados principalmente pelas vibrações do ronronado da mãe, que não é um fenomeno apenas sonoro, funcionando como uma forma de orientação.

Outras Curiosidades:

Depois de serem perseguidos como agentes de Satã e mortos como bruxos, os gatos merecem nosso respeito e admiração, pois se não fossem por eles a peste teria dizimado a raça humana. E eles se mantêm vivos sob séculos de crueldade, isso acontece até hoje.

No Antigo Egito, quando um gato morria os donos da casa, raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.

Na coroação da Rainha Elizabeth I, gatos vivos foram aprisionados e levados em procissão, representando o demônio sob o controle da Igreja. No final da procissão, foram queimados vivos.

Milhares de múmias de gatos foram encontradas no Egito. Em 1889, 19,5 toneladas delas foram exportadas para a Inglaterra, moídas e usadas como fertilizante.

Todo navio pirata tinha um gato e não um papagaio.

Winston Churchill tinha gatos e os adorava. Frederico fez dos gatos os guardas oficiais dos silos e armazéns de seus exércitos. Do gato de Churchill, Jack, diz-se que compartilhava sua cama e estava sempre presente nas reuniões de Gabinete.

Na casa Branca os gatos também são populares,George Washington,
Abraham Lincoln, Rutherford. Theodore Roosevelt e Bill Clinton possuíam gatos.

Em alguns lugares é comum se ouvir que quem não gosta de gatos não é boa gente, isso pode ser realmente verdade, tendo em vista que Adolf Hitler e Napoleão Bonaparte odiavam gatos.

gatos31.jpg