Make your own free website on Tripod.com
Lar dos Gatos

Home
Noticias
Introdução
Os Ancestrais dos Gatos
Os Primeiros Gatos
Domesticação
Dicas
Escolhendo um Gato
Instinto Selvagem
Raça e Carater
Gatos e Crianças
Os Sentidos
Higiene e Cuidados
Curiosidades
Características
Acasalamento e Filhotes
Cores e Pelos
Cronicas, Poemas e Histórias
Homenagem
Fotos
Nomes de Gatinhos e Gatinhas
Contate-me
Links

Acasalamento e Filhotes

gato50.jpg

Acasalamento

Aqui está brevemente explicado como funciona o acasalamento, mas praticamente todo mundo já sabe como é. O do gato é um pouco peculiar. Bem, aqui está.
Acasalamento
Quando a gata estiver no cio (momento em que está pronta para acasalar) deve ser levada ao macho. O macho e a fêmea vão se cheirar, se conhecer. Depois de um tempo se a fêmea estiver pronta ela vai "rebolar". Depois disso eles finalmente concretizam o ato de acasalar.

Se a fêmea foi fecundada ela apresentará sintomas de gravidez. A gata engorda visivelmente, os mamilos ficam vermelhos e salientes e a gata nao entrará em cio duas a três semanas depois.

É aconselhável dar complementos alimentares para a gata grávida, separar um lugar para gata parir. Mas este segundo nao tem muita pressa, pois a duração da gravidez é de, aproximadamente, nove semanas.

A gata, geralmente, pari sozinha sem problemas, mas é preciso estar atento, caso haja alguma complicação.


Filhotes

Os filhotes são as coisas mais fofas que existe! Mas quendo você vir aquela coisinha irresistível, lembre-se de que ela vai precisar de cuidados. Aqui tem alguns procedimentos.
Os filhotes após nascerem procuram logo mamar. Quando todos os gatinhos tiverem nascido procure deixar a nova família descansar. O instinto materno sempre vai imperar e gata cuidará muito bem de seus filhotes.

Após três semanas os filhotes já podem ingerir alimentos sólidos e, conseqüentemente, usar a caixa de areia. Depois de dois meses ja podem ser vendidos ou doados.
Quem vai escolher um filhote deve checar se ele está em boas condições. Deve ser olhado das orelhas até as patinhas. Isso evitará preocupações.
Os filhotes vão precisar ser vacinados, vão precisar de uma ração especial até os seis meses e de muito carinho e atenção.