Make your own free website on Tripod.com
Lar dos Gatos

Home
Noticias
Introdução
Os Ancestrais dos Gatos
Os Primeiros Gatos
Domesticação
Dicas
Escolhendo um Gato
Instinto Selvagem
Raça e Carater
Gatos e Crianças
Os Sentidos
Higiene e Cuidados
Curiosidades
Características
Acasalamento e Filhotes
Cores e Pelos
Cronicas, Poemas e Histórias
Homenagem
Fotos
Nomes de Gatinhos e Gatinhas
Contate-me
Links

Noticias

gato5.jpg

Primeiro Gato Clonado


Pesquisadores da Universidade A&M, no Texas, responsáveis pela conquista, batizaram a gatinha de Cc:, abreviação de carbon copy (cópia carbono), numa alusão ao correio eletrônico. Cc: nasceu em 22 de dezembro de 2001, mas a notícia foi divulgada dia 14 de fevereiro, pela revista cientÌfica Nature. A demora na divulgação aconteceu até que a gatinha estivesse com seu sistema imunológico desenvolvido.
Cc: foi criada a partir do transplante de DNA da fÍmea Rainbow, sua doadora genética, para um óvulo sem o núcleo, que foi implantado em Allie, sua mãe de aluguel. Apesar de ser um clone, o filhote não é idêntico a Rainbow, cuja pelagem é escama-de-tartaruga-e-branco (tricolor) e Cc: é rajada e branca. Isso porque o padrão da pelagem de gatos é determinado geneticamente apenas em parte, dependendo também de outros fatores durante o desenvolvimento do feto.
Os cientistas da Universidade, chefiados por Mark Westhusin, realizaram 188 procedimentos de transferência nuclear, resultando em 82 embriies clonados, que foram transferidos para sete fÍmeas receptoras. Destes, apenas um sobreviveu: a gatinha Cc:, que é saudável e brinca normalmente. A eficiência da clonagem de gatos ainda está sendo estudada.

O nascimento de Cc: faz parte da Operação CopyCat, que integra o Projeto Missyplicity, criado em 1998. O objetivo inicial do Missyplicity era clonar Missy, uma cadela sem raça definida (SRD). Desenvolvido pela Genetic Savings and Clone (GSC), empresa norte-americana especializada em ciência reprodutiva e biologia celular, em conjunto com a Texas A&M University, o Missyplicity é um investimento de 3,7 milhies de dólares doados pelo investidor John Sperling, de 81 anos. Sperling pretende disponibilizar a tecnologia desenvolvida para pessoas que queiram clonar seus animais de estimação.

gato5.jpg

Gato Antialergico

O gato antialergica, um gato geneticamente alterado para não causar alergia. Aproteina que a provoca alergia em alguns seres humanos ( que fica localizadana saliva ) é alterada para não mais provoca-la.

gato65.jpg