Make your own free website on Tripod.com
Lar dos Gatos

Home
Noticias
Introdução
Os Ancestrais dos Gatos
Os Primeiros Gatos
Domesticação
Dicas
Escolhendo um Gato
Instinto Selvagem
Raça e Carater
Gatos e Crianças
Os Sentidos
Higiene e Cuidados
Curiosidades
Características
Acasalamento e Filhotes
Cores e Pelos
Cronicas, Poemas e Histórias
Homenagem
Fotos
Nomes de Gatinhos e Gatinhas
Contate-me
Links

Higiene e Cuidados

gato5.jpg


Os gatos são animais extremamente limpos e podem passar até 3 horas por dia em um meticuloso processo de auto-limpeza.
Após cada refeição, segue-se uma longa e obrigatória limpeza do focinho e outras partes do corpo. A grande flexibilidade e mobilidade da espinha permitem que eles alcancem praticamente todas as partes do corpo com a língua, com exceção da face e pescoço. Neste caso, os gatos umedecem as patas dianteiras e as utilizam na limpeza destas áreas.
As gatas em estado avanÁado de gestação, animais obesos e idosos têm dificuldade de limpar a parte traseira do corpo, principalmente a abertura genital, a cauda e o ânus. Estes animais apresentam com freqüência sujeiras encrostadas nestas regiies e irão depender da ajuda do proprietário para manter a sua higiene.
Não é novidade que a maioria dos gatos detesta tomar banho "com água e sabão", portanto, poupe seu gato do estresse dos banhos convencionais. A escovação diária em animais de pêlo longo e semanal nos animais de pêlo curto, associados à limpeza diária, feita pelos próprios gatos, são os melhores meios de se remover qualquer sujeira da pelagem.
precisa ter sua caixa de areia sempre limpa.
Não é necessário dar ao gato vários tipos de comidas, basta apenas dar ração adequada e água fresca. É bom sim, dar um complemento alimentar para gatas grávidas ou que estão amamentando e para filhotes.
Um gatinho deve ser vacinado com aproximadamente nove semanas para se proteger de doenças como raiva e rinotraqueite.
A escovação do pêlo de seu gato resulta em menos pêlo pela casa. O gato solta menos pêlo, porque os mortos já foram retirados. Escove bem seu gato, pois isso será um benefício.
A caixa de areia, o vulgo "pipicat", é o banheiro dos gatos. É preciso mantê-lo limpo para saúde de seu gato e sua saúde. É desagradável mexer com as fezes do gato, mas faz parte do compromisso.
Cuidando bem de seu gato e dando carinho ele será feliz e satisfatório tê-lo, pois ele será muito mais calmo, mais "bonzinho".